Tradutor

ESCOLA ITINERANTE EM FEIRA DE SANTANA

Ficheiro:Indian Fig - Opuntia ficus-indica.jpg
Figo da índia 

FEIRA DE SANTANA A PRINCESA DO SERTÃO
Feira de Santana é o maior município do Estado da Bahia, a segunda cidade mais populosa do Nordeste e a quinta do Brasil. Possui um forte comercio, maior polo educacional da Bahia,aglomerados industriais e uma população orgulhosa.
A cidade originou-se de uma fazenda da paróquia de São José das Itaporocas. A fazenda recebia o nome de Santana dos Olhos D`água e ali passava a estrada das boiadas, onde passava-se com o gadoque deveria ser vendido em Salvador, Cachoeira e Santo Amaro. Os donos daquela fazenda eram católicos fervorosos e construiram uma capela em louvor a Nossa Senhora Santana e São Domingos. Com o movimento formou-se uma feira.


Quando da sua fundação no século XVIII os poucos moradores existentes saciavam sua sede com a água existente nos "Olhos D'Água", fonte localizada na fazenda dos colonizadores Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa e ainda nos diversos minadouros e tanques da cidade. Afirma-se que o grande propulsor do desenvolvimento feirense foi a atividade pecuária
As primeiras medidas para transformar no que é hoje Feira de Santana, começaram com a criação da vila em 13 de novembro de 1832. O Município e a Vila foram criados no dia 9 de maio de 1833 quando o governo elevou o então povoado a Vila, com a denominação de Villa do Arraial de Feira de Sant’Anna, com o território desmembrado de Cachoeira  constituídas pelas freguesias de São José das Itapororocas (sede), Sagrado Coração de Jesus do Perdão e Santana do Camisão, atual município de Ipirá.
Cidade de Maria Quitéria , do poeta Godofredo FIlho, cheia de calor do sol e principalmente humano
Em sentido horário, a começar em cima à esquerda: Bandeiras da Bahia, Brasil e de Feira de Santana respectivamente, em frente à câmara municipal; Praça do Relógio; Coreto no bairro Sobradinho; Vista do bairro Ponto Central durante o dia; Entrada da UEFS, na avenida Transnordestina; Igreja Senhor dos Passos; Vista de edificações do bairro Kalilândia durante a noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário