Tradutor

VÍDEOS

Em Quingoma


Último dia, dia de festa, dia de saudade de tudo que foi feito, de tudo que foi trocado. Sorrisos, canções, brincadeiras, histórias, causos. Batemos nas portas e elas foram abertas. Um lugar de gente de bem, esquecido por quem deveria zelar. Aonde ainda se houve o canto dos passarinhos,carinho pros ouvidos e se acorda com o canto dos galos. Com um povo que busca um futuro melhor,  consciente de seus direitos  algumas histórias coloridas, outras cinzas que ainda não víamos e então deixaram de ser invisíveis.


Seu Fernando: O Pajé

Seu Fernando é conhecido em Quingoma como Pajé devido ao seu conhecimento do uso de plantas medicinais, intuitivamente e com os mais velhos ele foi descobrindo os poderes das plantas e com isso ajudou e ainda ajuda muita gente. Além de ser um grande contador de causos.

Vídeo Tiago Chaves

Seu Francisco: O Guardião da Água 

Seu Francisco Morador nascido e criado em Quingoma , da sabedoria de seus 82 anos nos conta um pouco de como era a vida na localidade na sua juventude. Hoje ele é o guardião da água pois, infelizmente o abastecimento ainda é muito precário e seu Francisco, toma conta, faz a manutenção e liga e desliga todas as madrugadas uma bomba que fica em um poço numa ribanceira e assim ele consegue manter um tanque cheio para que nunca a comunidade fique sem água.
Vídeo Tiago Chaves