Tradutor

O PROJETO

Histórias Invisíveis 

Historias Invisíveis são aquelas histórias que existem nos bairros de periferia e que ninguém vê, ninguém presta atenção e estas historias, tanto as de vivência atual assim como as historias passadas de geração em geração serão acumuladas pelo grupo oco teatro laboratório.
O projeto Historias Invisíveis está conformado por três etapas, a primeira relacionada ao trabalho de procura e registro de material nos bairros periféricos em situação e risco em Lauro de Freitas através de oficinas, encontros e  vivências com a comunidade; a segunda está relacionada com a organização deste material de vídeo, áudio e texto escrito para arquivo que servirá para futura montagem de uma trilogia denominada de Ensaios e a terceira fase é a realização de uma "Escola Itinerante de Teatro nas cidades de Feira de Santana, Santo Amaro da Purificação, Camaçari e Lauro de Freitas.
Enquanto estes cursos, vivências, encontros e organização de material com as comunidades vão acontecendo o grupo paralelamente vai fazer apresentações dos espetáculos do repertório e vai dar continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo relacionado com o treinamento baseado nos princípios da Antropologia Teatral. Trabalho que desenvolve faz 7 anos na procura de novas formas de expressão para nossa arte. São denominados de cursos/vivências/encontros pois por um lado estas ações serão um incentivo para a leitura, seguido de uma motivação de vivências para a escrita (que não necessariamente tem que ser lido como escritura verbal num papel ou computador, também pode ser usado no sentido metafórico de escrever algo em imagens, em histórias contadas gravadas)  e terceiro com a natureza de um encontro com a comunidade, sem pretensão de ensinar algo e sim de dialogar jogando, brincando. Para tanto temos aulas de Técnicas circenses junto com as aulas de Historias Invisíveis a qual consiste em deixar a comunidade entrar em contato com qualquer obra de arte, seja esta pintura, texto escrito, cordel, música, cinema, etc,  E a partir daí analisar os elementos da estrutura/unidade narrativa como: personagens, espaço, ação; dando continuidade com a prática de exercícios teatrais para exemplificar e compor a construção de uma historia, e propiciar aos participantes instrumentos para recompor uma daquelas fontes  (pintura, cordel, etc) na linguagem cênica.

Organização de material (arquivo)
Esta outra parte do projeto é de vital importância já que permitirá poder fazer uso deste material no futuro para montagem dos espetáculos da nova produção denominada de Ensaios.
Apresentações do Repertório.
O grupo também prevê neste projeto a apresentação dos espetáculos de repertório nos municípios de Camaçari, Fera de Santana e Santo Amaro, levando a estes municípios um curso gratuito e uma apresentação de cada espetáculo (totalizando duas apresentações) num final de semana.

Estrutura

O grupo realizará durante seis meses (um bairro cada mês) os cursos nos bairros de Quingoma, Vida Nova, Lagoa dos Patos, Areia Branca, Vila Praiana e Caji, bairros periféricos que na atualidade encontram-se em situação de risco em Lauro de Freitas
 Os outros seis meses restantes o grupo continuará a sua pesquisa através do training e à organização e arquivo do material gravado e escrito. . Levando nesse mesmo período espetáculos para os 3 municípios do interior e no município da área metropolitana Lauro de Freitas.


Texto: Luis Alberto Alonso