Tradutor

COMUNIDADES

PEQUENA HISTÓRIA DE QUINGOMA

Entrada da rua principal (Foto Andréa Mota)
Quingoma é uma antiga zona de engenho do recôncavo baiano, que está localizado a três km de Lauro de Freitas e possui aproximadamente 3.500 moradores que buscam o resgate de suas raízes, pois se reconhecem como remanescentes de quilombos, mas ainda não foram reconhecidos. Quingoma é uma etnia africana vinda em menor número para Bahia. Trabalhavam nas fazendas  e engenhos da freguesia de Santo Amaro de Ipitanga (hoje Lauro de Freitas) como escravos na produção de cana de açúcar nos séculos XVIII e XIX.
Na comunidade são enfrentados problemas com moradia, transporte, saneamento, telefonia e água encanada. Segundo informações de alguns moradores, a agua encanada não chega todos os dias e por isso os moradores ainda recorrem a poços e carros pipa. O acesso ao bairro é muito complicado pois o transporte alternativo de vans deixa muito a desejar.
As famílias mantém o cultivo de subsistencia e o que excede é vendido na feira do centro de Lauro de Freitas. Era comum no local muitas nascentes de rio, o grande rio Joanes já foi parte importante na vida dessas pessoas que pescavam e tinham o rio como lazer. Hoje com a invasão imobiliária o rio está poluído e a cada dia os moradores se vêem pressionados a venderem suas terras para imobiliárias que avançam com as suas construções. Parte das terras se transformaram em reserva dos índios Kariri Xocó que vivem há doze anos e recebem visitantes de escolas em datas marcadas.
Os moradores de Quingoma mantiveram as suas tradições através da oralidade, hoje buscam o resgate da sua cultura. O bairro possui casa de farinha,terreiros de candomblé e uma pequena capela que tem como padroeiro São José. Apesar de todas dificuldades que enfrentam o povo é muito alegre e tem do que se orgulhar : A sua cultura e união. O Samba de roda Renascer de Quingoma vem ganhando força e a adesão de todos moradores e muitas pessoas visitam a comunidade em busca da roda alegre de samba. Através da arte eles ganham força e se mostram, para conseguir o reconhecimento e as necessidades básicas de todo cidadão.
Texto: Andréa Mota

Capela de São José  (Foto Andréa Mota)
AREIA BRANCA

Foto: Tiago Chaves
Areia Branca é o bairro mais distante de Lauro de Freitas, cerca de 30 km do centro. Ainda é um lugar cercado de verde e muitas histórias. Tem esse nome porque contam os mais antigos que por l[a onde se cava a areia é branca.Seus moradores simpáticos e acolhedores ainda conservam alguns costumes dos tempos antigos, suas crianças ainda brincam e muito com todas as brincadeiras do tempo que não vai longe, antes dos computadores e internet. Antigo engenho de cana-de açúcar, com casas de farinha, terreiros, bandas, pessoas que dançam e cantam suas próprias músicas. Que enterram o velho no dia 31 de dezembro ( o ano), comem a malagosta que faziam no tempo que ainda não tinha água na localidade, aonde o rio refresca as tardes, as pessoas fazem festa, gostam de contar histórias trabalham e estudam em busca de progresso nas vidas simples. Convido todos e todas a caminharem um pouco por Areia Branca.
Foto: Tiago Chaves
Foto: Tiago Chaves